quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Minhas Tardes com Truffaut


Passarei quase todos os dias dessa semana com Truffaut. Sentarei na poltrona desconfortável, de uma sala pequena e reviverei ao seu lado, todos seus filmes e experiências. Não sei até que ponto isso será proveitoso pra mim, pois Truffaut, como um grande amigo, me incentiva a seguir em frente e fazer filmes. Qualquer filme, todo o tipo de imaginação criativa que eu tiver. Amo Truffaut, às vezes, odeio Truffaut!

O fato de existir uma pessoa como ele no mundo, me faz querer continuar viva, tocando minha vida pra frente, me faz querer criar, fazer filmes! Me impulsiona a não ser medíocre! Saco esse Truffaut !Todos os anos, me deparo com alguém falando e Truffaut, ou vendo seu filmes ou organizando uma mostra de filmes franceses, ou apenas sobre a nouvelle vague! Droga de gente prepotente, assim não posso mais ignorar Truffaut!


Como um amigo inconveniente, ignorei-o durante toda faculdade. Fingi que ele não existia e que eu não gostava de seus filmes. Era mais fácil assim, fingir! Nunca me deparei de frente com ele. O que me surpreendeu, pois passava os dias perseguindo franceses, apaixonei-me por Cocteau no 1º semestre, Louis Malle veio antes da faculdade e Goddard, bom Goddard é outro papo! Li com André Bazin, discuti todas as tendências modernistas francesas, mas em algum lugar, escondi-me Truffaut!

Na maior parte das vezes, o achava arrogante! Ele estava nos lado errado dos trilhos, andando na mente daquela galera blasée e metida a moderninha! Gente chata! Eles estragaram Truffaut pra mim!

Porém, nossa amizade foi mais forte que isso. Aceitei seu convite. Comprei o passaporte para 8 filmes, a R$ 10,00 (ele sabia que se fosse caro eu não iria). Sentei-me na última fila. Nos primeiros 10 minutos de Atirem no Pianista, me peguei rindo! Saboreei cada pedaço do filme. Não fosse a semelhança de Truffaut com o pianista, esqueceria dele. O filme terminou. As pessoas foram embora. Eu levantei! Nessa hora senti algo bom dentro de mim. Sorri! Fiz um novo amigo, tenho uma nova paixão....tenho Truffaut para embalar esse verão esquizofrênico na minha vida! Até que enfim, estamos juntos!

Je suis, maîntenat, très gaie, parceque j’avais lui dans ma vie!

Um comentário:

Vinicius Cruxen disse...

aleluia!!!agora tu me entende!!!!quando fores ver os incompreendidos me fala!!!!


te amo!!!saudades!!!