terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Burrice/ 09-02-2010




Encontro-me extasiada com a burrice humana. Burrice que vai muito além dos pobres muros da escola, muito além da conta bancária, muito além do que gira no imaginário da burrice.

Hoje acredito, de maneira convicta, que a burrice é a pior praga da humanidade e é ela que vai e está destruindo o mundo aos poucos. Não é apenas a falta de informação, é a falta de cabeça, de imaginação e noção que faz com que a burrice se propague, como um vírus pelo mundo.

Se em 2009, nosso mundo foi abalado pela H1N1, em 2010 o meu mundo foi abalado pela peste da burrice. Entrei em colisão, total e profunda com essa ‘doença’. Estou cansada, quase sem forças para continuar contendo-a, mas não fui de maneira alguma atingida.

Acho que nasci com anticorpos que me salvam de tal contágio. Sou, e fui durante 25 anos, imune a burrice.

Não no seu jeito clássico, literal, mas na sua raiz primitiva, na sua base corrosiva.
E percebo que tudo que sempre me indignou, me incomodou, mexeu com o meu bom senso, com a minha paz de espírito e que importunou o meu tão almejado equilíbrio foi a burrice.

A dificuldade de amar, de ajudar, de compreender, de doar, de ser e existir na sua melhor forma, tudo isso meus amigos é BURRICE.

Mas nos enganamos, encobrindo-a com meias verdades, com boletins, estrelinhas nos cadernos, extratos de banco, aumentos de salário e elogios vazios.

Acredito que o mundo é dos espertos e que para ser esperto é preciso deixar de ser burro. Acredito nas iniciativas inovadoras, na criatividade, nas palavras sinceras, na simplicidade e, atualmente e acima de tudo, na capacidade que cada um tem de administrar a sua própria vida. Acredito que seja isso que separa os burros dos não burros.

È a capacidade de administrar tudo que está a sua volta. Às vezes temos lapsos de burrice, outras vezes somos burros por comodidade do momento, mas nunca podemos nos deixar levar pela burrice alheia. Isso mata a alma e destrói o espírito.

Encontro-me trancada a sete chaves com as minhas verdades, aquelas que criei para o meu mundo. Mas estou super disposta a me desfazer delas, assim que conseguirem me provar o contrário. Se não, continuo a afirmar que a Burrice é a pior praga da humanidade! E que Deus exista, de verdade e ajude a aqueles que na burrice estão e sempre estarão!

Nenhum comentário: